quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

E hoje começa a Quaresma

E pela primeira vez em grande parte da minha existência quero realmente vivê-la.

"Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor. A quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento." retirado daqui.

A homilia do passado domingo fez-me pensar que penitência posso fazer nesta quaresma para realmente sentir a época de reflexão e contenção e um dos exemplos dados pelo próprio pároco foram não beber café e isso fez-me tanto sentido. Supostamente eu nem o deveria de beber mas tornou-se um acto social tão enraizado que não consigo abster-me dele.

Vou aproveitar este momento e toda a força de que dela advenha para durante 40 dias não tocar em café e não ter qualquer tipo de bolachas de pacote no escritório de modo que não seja tentada a comer.

Sem comentários: