terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Dicas "Veggie": Bebida vegetal de aveia caseiro

E aqui vai um dica dupla de bebida vegetal caseira e reciclagem de frascos.

Como qualquer família deparei-me com o problema das bebidas vegetais e a tentativa de fugir ao comercializado no mercado "sem OGM".
Cá em casa ninguém bebe leite de vaca, nem os atualmente na moda "sem lactose", inicialmente elas bebiam de soja com chocolate mas assustava-me imenso dada a carga hormonal existente na soja e que a mim me afetou imenso sendo obrigada a não consumir com frequência produtos dessa origem (vários quistos mamários e uma ida à sala de operações).
Horas de pesquisas e muitas experiências efetuadas às várias possibilidades existentes no mercado acabei por resolver-me por estas 2 opções: bebida de arroz marca "Continente" e bebida de aveia caseira.
Nós gajas, eu e a Beatriz, bebemos de aveia, a Joana recusa-se a beber o que quer seja para além de capuccino de caramelo com água e o Hugo bebe a bebida de arroz.
Fazer a bebida vegetal de aveia é do mais fácil e prático que possa haver.



4 c. sopa de flocos de aveia integral
500ml de água

Deixar de molho mais de 2 horas.
Triturar tudo no liquidificador aproximadamente 4 minutos para ficar bem cremoso, coar 2 vezes, e a ideia fantástica de reciclagem que usamos cá em casa é guardar a bebida nos frascos da polpa de tomate.
Dura pelo menos 3 dias no frigorífico e basta agitar antes de servir.
Conjuga com tudo: cereais, café, capuccino, batidos e é um óptimo substituto do leite de vaca em receitas culinárias.
Parte económica é que um saco de 500gr de flocos de aveia custam aproximadamente 0,60€ no mercado e não chegamos a gastar 2 por mês.
Todo o resto dos flocos retirados quando coamos a bebida guardamos e reaproveitamos em papas de aveia, bolachas de aveia ...aveia é um mundo.

1 comentário:

celine disse...

Há muito que quero experimentar, esta parece-me bem simples :) vou levar!!