quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mais um livro adicionado à lista

"Wuthering Heights" trazido para português como "O Morro dos Ventos Uivantes, O Monte dos Vendavais ou ainda Colina dos Vendavais", única obra de Emily Brontë, que morreu na idade de 30 anos, é hoje uma obra clássica da literatura inglesa e de estudo nas escolas.
Como já aqui tinha mencionada estava um pouco reticente quanto à leitura deste livro mas estava errada em todos os aspectos, prendeu-me do início ao fim.


 Retirada daqui.

"...narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura." retirado do WOOK.


Serviu de inspiração para filmes e a tão famosa música da Kate Bush...





Letra aqui

Sem comentários: