sábado, 27 de novembro de 2010

Um projecto de vida

As pessoas têm-se demonstrado curiosas quanto à nossa ida de ontem à Segurança Social, dada a nossa cultura este tipo de assuntos revestem-se de um determinado sigilo infundado... talvez tudo advenha do tabu que é não poder ou não querer ter filhos de sangue.
Raramente se encontram pessoas que digam sem preconceito, vergonha ou sem ser em sussurro "Eu vou adoptar!".

Nós vamos adoptar assim que o sistema nos permita!

Segundo a cronologia deles ontem foi o nosso 2.ºpasso: formação inicial sobre a adopção, obrigatória e da qual recebemos um diploma de frequência.
Contam como 1.º passo o requerimento que fizemos a demonstrar o nosso interesse em adoptar.
A formação não foi nada mais que esclarecer sobre o que é realmente a adopção, quem pode adoptar, quem pode ser adoptado, como se processa legalmente.
Pessoalmente gostei. Mas... é triste ver uma sala cheia de casais (quase todos mais velhos que nós) e ver que todos têm o mesmo objectivo: adoptar um bebé! Depois ficaram chocados quando são informados que a média de tempo de espera são 6 anos para aquele escalão de crianças 0-3 anos.
Findo este passo informo que estamos já a preparar o processo para entregar, desde certidões de nascimento, casamento, registo criminal, certidão de união de facto (agradeço às minhas testemunhas o jeitinho para esta aqui), estão só a faltar os atestados médicos e preencher os inquéritos.
Depois segue-se a avaliação psicológica e visita domiciliária.


Hoje enquanto começava nas arrumações aqui por casa dei por mim parada no meio do corredor entre o quarto das visitas e o escritório e a pensar: 1 ou 2?

Ainda temos muitas decisões pela frente.

8 comentários:

Catariina (prima) disse...

Prima manda logo vir dois :D

Carla disse...

Ó Gabi... se já gostava de ti mais passei a gostar. Espero que os vossos 6 anos não o sejam e que finalmente as crianças possam ter os pais que as querem e as amem. Sois LINDOS.
Parabens e boa Sorte para as próximas etapas.

Beijinhos
Carla

Cenourit@ disse...

Emocionei-me ao ler-te!
Fantástico! Que gesto maravilhoso!
Desejo-vos que tudo se desenrole bem rápido e... 1 ou 2??? Pois... tantos quantos vocês desejarem e puderem :)))

Beijocas e boa sorte!

Rita da Maçaroca disse...

De certeza que vão tomar a decisão certa e ser muito felizes todos juntos. O processo é sempre demorado mas vai valer a pena :D

Cidchen disse...

Devido ao imenso tempo de espera, eu pedia já dois. :D

Obrigada por nos dares a conhecer como funciona este processo.

Good luck!

Carla Sousa disse...

Oi miga,

Boa sorte nesta tua nova etapa.

Fico a torcer para que tudo dê certo. E claro, ja me auto convido para amadrinhar uma delas, porque tenho a certeza que vais optar por adoptar e fazer feliz duas crianças.

Adoro te AMIGA.

Carla Sousa

Isália disse...

Tudo vai dar certo :) tenho a certeza, vocês merecem e não estão a ser exigentes, pois isso vai ser mais rápido do que estão a pensar. Amiga, seja um seja dois, vocês terão amor para dar em igual modo e podes ter a certeza que esta "tia" babada cá dos algarve está ansiosa para que esse dia chegue depressa

Janine Bettencourt disse...

Minha querida,
fico feliz por poder acompanhar cada um destes pequenos passos para a vossa concretização enquanto pais.
Imagino a vossa ansiedade neste momento mas o processo vai decorrer com celeridade e em breve terão essa criança ou crianças ;) que tanto precisa(m) de amor e apoio.
Beijoca,
Jana